História do local onde eu moro.
Moro na Granja Fonte Natal, na localidade do Capané, na BR 290,Km 272, a 42Km de Cachoeira do Sul.
A Granja Fonte Natal, pertence a família Ebbesen, passando de geração a geração.
A Sra Julia Costa Ebbesen, 85 anos, contou-me a origem do nome da granja.
Na década de 40 teve uma grande seca, o casal Jovita e Cristiano Ebbesen, na véspera de natal, estavam caminhando pelo campo e acharam uma fonte de água, a qual até hoje abastece a granja.
O casal morava em Porto Alegre, vindo somente aos finais de semana para passear. O administrador era o Sr. Carlos Peixoto da Silveira, avô do meu esposo.
Havia naquela época plantação de trigo e criação de gado. Depois com o passar dos anos, ficou só a pecuária.
Com o falecimento do casal Jovita e Cristiano, o local ficou para os filhos João Mathias e Luiz Ebbesen. João Mathias Ebbesen comprou a parte do irmão. Como ele também trabalhava e morava em Porto Alegre, só podia vir aos finais de semana.
Com a aposentadoria do administrador Sr. Carlos Peixoto da Silveira, na década de 70, quem assumiu o cargo foi o Sr José Luiz Souza da Silva, meu sogro.
Exatamente no inicio de 1979, começaram a explorar a suinocultura, através de ciclo completo, fazendo parte da integração do Frigorífico Excelsior de Santa Cruz do Sul, até o ano de 1989. Neste ano de 1989 a Granja foi desativada permanecendo nesta situação até o ano de 1999 . A partir de 1999 até 2009 a Granja foi reativada no processo de terminação, fazendo parte da integração, Avipal, Elege e por fim Perdigão.
Em 2003 quem começou a investir e cuidar da Granja, foi o filho do Sr. João Mathias e Julia Ebbesen, Paulo Costa Ebbesen, que trabalha e reside em Porto Alegre.
Com a aposentadoria do Sr José Luiz Souza da Silva, meu esposo, Jeferson Silveira da Silva, passou a administrar a Granja.
No final de 2009 passaram a fazer a criação independente, comprando os leitões e os insumos, para a entrega a abatedouros e frigoríficos.
A história do Bovinocultura começa a mudar em 1999, pois até então o ciclo era completo.
No começo de 2010, com implantação do pivô de irrigação passaram a plantar milho, visando produzir grão para os suínos e silagem para os bovinos. Vários foram os investimentos feitos pelo Sr. Paulo Costa Ebbesen, para melhorar a produção da Granja Fonte Natal:
# Nova fabrica de ração - para atender o preparo do concentrado dos bovinos e a ração dos suínos;
# Construção de duas barragens para a irrigação do pivô, o qual molha a lavoura e faz crescer, muito mais rápido a plantação;
# Compra da máquina da silagem- que é uma misturadora de ração, tira do silo, pesa e mistura a ração de acordo com a fórmula pré-estabelecida, distribuindo a ração no cocho, sabendo quanto de peso cai no cocho para os bovinos.
# Investimento na plantação os Pés de nozes, que agora em maio tem a colheita, gerando mais empregos.
A granja possui três funcionários fixos, mais a assistência de um Agrônomo e um Veterinário. Quando necessário contrata empregados temporários, como na colheita de nozes.
Lema da Granja Fonte Natal:
“Aqui geramos empregos, impostos e alimentos, com respeito ao meio ambiente
Que lugar lindo. Deve ser muito bom de morar.
ResponderExcluirContinue lutando sempre.
ResponderExcluirÉ um lugar bem bonito esse que tu mora.
Muito legal!
Bjs,Cátia
Parabeéns !
ResponderExcluirQue lindoo !
Lindo o lugar!
ResponderExcluirE muito bonito o teu blog Marilise!
Muito líndo o lugar onde tu vive Marilise assim como a história da tua vida e a tua família.
ResponderExcluiro blog está lindo!!! adorei o lugar onde vc mora.
ResponderExcluir